Regulamento

Leia atentamente o nosso regulamento!


Atualizado em 12/03/2025


1. Considerações Iniciais


1.1. A TAM Virtual Airlines é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao entretenimento simulando as operações de antigas empresas como TAM, Trip, SETE, Passaredo e Pantanal, em um ambiente virtual SIMULADO.


1.2. A A TAM Virtual Airlines não discrimina e não tolera discriminação com base em raça, cor, religião (credo), sexo, idade, nacionalidade (ascendência), deficiência, estado civil ou orientação sexual, em qualquer uma de suas atividades ou operações. Nós estamos comprometidos em proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.


1.3. Como membro da TAM Virtual Airlines, o piloto não pode fazer parte de outra companhia aérea virtual com o mesmo nome. No caso de descumprimento desta regra, o piloto terá seu acesso bloqueado e será notificado por e-mail, tendo 7 (sete) dias para apresentar sua defesa, caso contrário, o piloto terá seu registro excluído.


1.4. Para voar na TAM Virtual Airlines é obrigatório que o piloto utilize plataformas de simulação (FSX, P3D, X-PLANE ou MSFS 2020) com aeronaves/addons que possuam capacidades básicas de simulação e atendam aos padrões requeridos pela IVAO e VATSIM.


2. Registro e Admissão


2.1. Para registrar-se na TAM Virtual Airlines, o piloto deverá:


  1. Ter pelo menos 18 anos de idade;

  2. Não possuir registro de suspensão nos últimos 12 (Doze) meses na IVAO ou VATSIM;

  3. Não estar registrado em uma linha aérea virtual homônima.


2.2. Após seu ingresso, é dever do piloto acessar o servidor do Discord e ler toda a documentação disponibilizada pela TAM Virtual Airlines e se apresentar no grupo do Whatsapp.


2.3. Após seu registro, o piloto receberá um e-mail com instruções iniciais e terá o prazo de 7 (sete) dias para efetuar seu primeiro voo, caso contrário, o sistema excluirá a conta automaticamente sem direito a recuperação dos dados.


3. Operação de Voos


3.1. O idioma utilizado no sistema é o portugues porem o inglês faz parte do mundo da avição e todo piloto deve ter capacidade de leitura pelo menos.


3.2. Os relatórios de voo (PIREP) são um conjunto de informações geradas durante o vôo. Este relatório deve ser enviado ao sistema a cada final de voo.


3.3. O piloto deve enviar relatórios de voo apenas por meio do VABASE ou qualquer outra ferramenta que a TAM Virtual Airlines venha a disponibilizar.


3.4. Os voos que exibirem parâmetros fora do padrão deverão ser justificados através de comentários no log (O VABASE fornece um campo para adicionar estes comentários). Adicionar um comentário ao log não garante a aprovação do voo principalmente no que concerne ao VS de pouso que não poderá ser superior a -500. Em casos como este (VS de pouso superior ao determinado) o piloto não deve enviar o PIREP e incentivamos que refaça o voo. Parâmetros completos da TAM Virtual Airlines estão disponíveis em nossa sala de NOTAMS .


3.5. O piloto pode solicitar a reavaliação de um relatório de voo, desde que forneça as razões para tal. A reavaliação não garante a aceitação do voo pelo avaliador.


3.6. Apenas relatórios de voos com status de aceitos são considerados para acúmulo de horas, bem como contagem de voos e outras informações necessárias ao sistema.


3.7. O piloto que atingir 3 (três) voos rejeitados no período de 6 (seis) meses, será encaminhado para instrução. Durante o período de instrução, o piloto não poderá realizar voos oficiais pela TAM Virtual Airlines. O piloto que recorrer nas falhas aqui descritas, poderá ter seu cadastro excluído.


3.8. É permitido fazer voos offline, ou seja fora das redes de simulação.


3.9. É proibida a realização de voos em duas redes ao mesmo tempo, sob pena de exclusão permanente de cadastro.


3.10. Todos os procedimentos realizados em voos serão monitorados continuamente.


3.11. Logs de voo que excedam os parâmetros operacionais definidos pela TAM Virtual Airlines, estão sujeitos a punição e rejeição do log conforme abaixo.


  • Landing rate acima de -500FPM = Voo rejeitado
  • Acidente detectado = Voo rejeitado
  • Uso de taxa de aceleração do tempo acima de 1X = Voo rejeitado
  • Textura incorreta para aeronaves que possuem textura disponível = advertência e possível rejeição do voo em caso de reincidencia. para aeronaves sem pintura disponivel, favor usar uma branca.
  • Landing light ligadas acima do FL100 = Redução na pontuação do voo.
  • Aircraft overspeed = Redução na pontuação do voo
  • Slew detected = Voo rejeitado
  • Taxi overspeed = Redução na pontuação do voo
  • Velocidade maior que 250kt abaixo do FL 100 = Redução na pontuação do voo
  • Beacon off com motores ligados = Redução na pontuação do voo
  • Aircraft stall = Redução na pontuação do voo

Os pontos obtidos no voo em conjunto com as horas de voo compõem o perfil do piloto para promoção, ou seja além de determinada quantidade de horas voadas precisamos também atingir certa quantidade de pontos para receber a promoção.

3.12. Durante o voo, o piloto deve estar conectado à Internet. As desconexões são toleradas por até 5 minutos. Depois disso, o VAbase pode ter problemas para enviar informações de voo para TAM Virtual Airlines, causando o cancelamento e reserva da aeronave.


3.13. Um documento contendo os parâmetros operacionais da TAM Virtual Airlines estará disponível para consulta em nossa pagina de NOTAMS.

3.14. Todos os voos onlines deveram usar o seguinte REMARK oficial da empresa.

3.14.1 Voos charter: RMK\OPR-SETE Vitual Linhas Aéreas - Charter.

3.14.2 Voos regulares: RMK\OPR-TAM Virtual Airlines.

3.15 Callsing a ser utilizado nas operações

  • Em voos operados pela TAM Virutal Airlines, (incluindo TAM Cargo e TAM expres) o piloto deverá usar o indicativo de chamada TAM seguido do numero do voo, e ICAO code TAM.
  • Em voos operados pela SETE, o piloto deverá usar o indicativo de chamada SETE seguido do numero do voo, e ICAO code SLX.
  • Em voos operados pela TRIP, o piloto deverá usar o indicativo de chamada TRIP seguido do numero do voo, e ICAO code TIB.
  • Em voos operados pela BRcentral, o piloto deverá usar o indicativo de chamada Central seguido do numero do voo, e ICAO code BRC.
  • Em voos operados pela Pantanal, o piloto deverá usar o indicativo de chamada Pantanal seguido do numero do voo, e ICAO code PTN.
  • Em voos operados pela Passaredo, o piloto deverá usar o indicativo de chamada Passaredo seguido do numero do voo, e ICAO code PTB.

4. Carreira


4.1. Após ser admitido na TAM Virtual Airlines, os pilotos iniciarão suas carreiras com a patente de Piloto em treinamento.


4.2. Plano de Carreira:

  • Piloto em Treinamento (0 - 20 horas de voo) - Apenas aeronaves mono e bimotor a pistão. (Cessna 172,182,210, 310, 414, Piper Navajo, Piper Seneca e Beechcraft Barone Beechcraft Bonanza).
  • Piloto (20 - 100 horas de voo) - Aeronaves da patente anterior e aeronaves mono e bimotores turbohelice ou turbo eixo em rotas de serviço regular nacional e charter internacional (PA31T, C208, PC12, TMB8, MU2, BE20, BE9T, B190, E110, E120, L410 AT76, F50, SF34).
  • Comandante (100 - 400 horas de voo) - Aeronaves disponíveis na patente anterior e aeroanves bimotores a reação em rotas de serviço regular nacional e charter internacional.

  • Comandante Sênior (400 - 600 horas de voo) - Todas as aeronaves disponíveis na frota, em rotas em rotas de serviço regular continental (America do sul) e charter internacional .

  • Comandante Internacional (600 - 3000 horas de voo) - Todas as aeronaves disponíveis na frota, em rotas em rotas de serviço regular transcontinental (entre continentes) e charter internacional .

  • Comandante Instrutor - Cargo oferecido aos colegas que dispõem de tempo para ministrar cursos na empresa, O cago também pode ser oferecido para membros do grupo de Staff e para os que nos ajudam finacneiramente a manter a empresa.

  • (Nota 1) As aeronaves acima descritas são apenas exemplos e podem não fazer necessariamente parte da frota.

    (Note 2) A TAM Virtual Airlines garante manter em sua frota somente as aeronaves reais operadas por ela e suas parceiras para voo de serviço regular, no serviço de voos charter temos a liberdade de adicionar ou remover as aeroanves que nossos pilotos solicitarem.

    (Note 3) A TAM Virtual Airlines reserva-se ao direito de incluir ou excluir, a seu critério, quaisquer aeronaves da frota sem prévio aviso ou consentimento.


4.3. Os pilotos aprovados e admitidos pela TAM Virtual Airlines poderão transferir horas de voo provenientes das seguintes fontes:

  • Fontes autorizadas para transferência
    • Empresas virtuais com perfil de piloto publico
    • Horas de voo da vida real devidamente registradas
    • Redes de simulação (Vatsim e Ivao)

    O seguinte sistema é adotado para calculo das horas:

  • A cada duas hora transferida de uma VA o piloto recebera uma hora na TAM Virtual Airlines até o limite de 150 horas
  • A cada hora transferida da vida real o piloto recebera uma hora na TAM Virtual Airlines até o limite de 200 horas
  • A cada duas horas transferida de uma rede de simulação o piloto recebera uma hora na TAM Virtual Airlines até o limite de 200 horas, para este caso o piloto poderá somar as horas registradas na Ivao e Vatsim


4.4. Todos os pilotos, incluindo STAFF, serão classificados por patentes conforme previsto no plano de carreira acima.



5. Código de Conduta e Permanência


5.1. A TAM Virtual Airlines reserva-se o direito de recusar a oferta desses serviços a qualquer pessoa, por qualquer razão e a qualquer tempo.


5.2. O registro na TAM Virtual Airlines é para uso pessoal e intransferível. Em caso de uso indevido, o piloto será excluído sem possibilidade de retorno.


5.3. É obrigação de todo piloto realizar no mínimo 4 (quatro) voos por mês. Caso o piloto não tenha reportado um vôo por mais de 60 (sessenta) dias, ele receberá um aviso de inatividade com o prazo de 7 (sete) dias para comunicar o motivo e realizar o vôo. Caso não haja comunicação, o piloto receberá outro e-mail notificando-o sobre a suspensão da conta. O piloto poderá solicitar a reativação da conta e terá 7 (sete) dias para realizar o voo de reativação, caso contrário sua conta será excluída permanentemente de nosso banco de dados.


5.4. Pedidos de ausência temporária são permitidos desde que não ultrapassem 90 (noventa) dias. Os pedidos deverão ser realizados através de e-mail a um STAFF.


5.5. Durante o período de ausência temporária não será possível acessar o CREWCENTER.


5.6. O não retorno após o período de ausência, resultará no encerramento e exclusão permanente da conta.


5.7. Nenhum ato de agressão verbal será tolerado contra a TAM Virtual Airlines, seus membros ou STAFF. O piloto infrator terá sua conta permanentemente excluída sem direito a retorno. O piloto da TAM Virtual Airlines deve sempre atuar de acordo com as regras da companhia e as regras das redes online, agindo com cordialidade e respeito.


5.8. É proibida a publicação de conteúdo adulto, político, religioso ou de pirataria nos canais de comunicação da TAM Virtual Airlines (e-mail, Facebook, Telegram, IntraMail e Discord). Ações dessa natureza serão punidas com advertência e/ou exclusão permanente do piloto.


5.9. O piloto da TAM Virtual Airlines se compromete a não reproduzir, duplicar, copiar, vender qualquer parte dos serviços ou acessar os serviços oferecidos pela TAM Virtual Airlines sem a autorização expressa de um STAFF.


5.10. A TAM Virtual Airlines não discrimina e não tolera discriminação com base em raça, cor, religião (credo), sexo, idade, nacionalidade (ascendência), deficiência, estado civil ou orientação sexual em qualquer uma de suas atividades ou operações. Somos comprometidos em proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. Abusos de qualquer natureza cometidos por qualquer membro desta Virtual Airline resultará na exclusão imediata da conta, e o piloto arcará com as consequências legais previstas em Lei.



6. Considerações Finais


6.1. Em caso de violação deste regulamento, o piloto será excluído da TAM Virtual Airlines.


6.2. O piloto entende e aceita que a TAM Virtual Airlines utiliza serviços prestados por terceiros para fornecer a infraestrutura necessária à sua operação, e que instabilidades ou descontinuações desses serviços podem causar problemas técnicos na operação da TAM Virtual.


6.3. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. A manutenção da TAM Virtual Airlines é feita por meio da colaboração voluntária de seus membros e STAFF.


6.4. As regras podem ser alteradas a qualquer momento a critério exclusivo da TAM Virtual Airlines. O piloto é responsável pela verificação periódica das regras e suas atualizações.


6.5. Ao preencher o formulário de inscrição da TAM Virtual Airlines, o piloto concorda, aceita e se compromete com todas as regras estabelecidas. Em caso de discordância sobre qualquer parte deste regulamento, o piloto não deverá prosseguir com seu registro.