Plano de cargos da TAMVirtual Airlines


Segundo Oficial

Cargo destinado aos pilotos que ingressarem na empresa. Durante as primeiras 20 horas de voo, estarão restritos à operação de monomotores a pistão.


Primeiro Oficial

Cargo destinado aos pilotos que possuírem entre 20 e 100 horas de voo. Durante esse período, estarão autorizados a operar apenas aeronaves turboélice mono e bimotoras em voos regulares nacionais.


Comandante

Cargo destinado aos pilotos com mais de 100 e menos de 400 horas de voo. Permanecerão restritos à operação de aeronaves da patente anterior, além de aeronaves a reação bimotoras em voos regulares nacionais.


Comandante Sênior

Cargo destinado aos pilotos com mais de 400 e menos de 600 horas de voo. Terão acesso à operação de aeronaves da patente anterior e de aeronaves a reação bimotoras em voos internacionais no continente sul-americano.


Comandante Internacional

Cargo destinado aos pilotos com mais de 600 horas de voo. Terão acesso à operação de aeronaves da patente anterior e aeronaves a reação com ate quatro motres em voos internacionais intercontinentais.


Comandante Instrutor

Cargo destinado aos pilotos que integram o quadro de staff da empresa, bem como àqueles que se destacam no suporte e treinamento de demais pilotos.



Horas e pontos exigidos

Cargo Passadeira Horas mínimias Pontos mínimos
Segundo Oficial 0 0
Primeiro Oficial 20 20
Comandante 100 50
Comandante Sênior 400 100
Comandante Internacional 600 200
Comandante Instrutor 3000 1000

Aeronaves por cargo

Cargo Aeronaves
Segundo Oficial C172, C182, C210, BE36, R22, R44
Primeiro Oficial Todas as aeronaves da patente anterior e aeronaves H125, H145, H155, R66, B206, B222, B407, B190, BE20, BE9T, BE58, C208, C310, C340, C414, E110, E120, E121, PA31, MU-2, PA31T, PA34, PC12, SF34, TBM8, ATR42, ATR72, F27, F50.
Comandante Todas as aeronaves da patente anterior e aeronaves F100, A319, A320, A321, E135, E145, E175, E190, C25A, C25C, C510, C551, C700, E50P, E55P, E545, E550, LJ35.
Comandante Sênior Todas as aeronaves da patente anterior e aeronaves de fuselagem larga com até dois motores a reação operadas em rotas nacionais e internacionais no continente sul-americano.
Comandante Internacional Todas as aeronaves da patente anterior e aeronaves de fuselagem larga com ate quatro motres a reação operadas em voos nacionais e internacionais intercontinentais
Comandante Instrutor Todas as anteriores em qualquer operação.